Frente Parlamentar busca retomar obras paradas, que chegam a 5 mil em todo país

Grupo, que conta com mais de 200 parlamentares, será coordenado pelo senador Wellington Fagundes; prioridade é diminuir o excesso de burocracia e melhorar ambiente de negócios

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com pelo menos cinco objetivos pré-estabelecidos, a Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura (Frenlogi) será relançada na noite desta quarta (29), em Brasília, sob a coordenação do senador Wellington Fagundes (PL-MT).

O grupo completará 10 anos em junho e foi reinstalado em março deste ano. Uma das temáticas será o excesso de burocracia no país que, segundo alguns integrantes, atrapalha o avanço de obras importantes, impede o crescimento da competitividade e desperdiça dinheiro público.

Segundo o senador Wellington Fagundes, hoje no Brasil são contabilizadas aproximadamente 5 mil obras inacabadas, todas travadas pela burocracia. Um dos principais problemas é a falta de licenças ambientais por todo o país, o que atrasa obras e gera custos extras em projetos.

“Na área aquaviária, chega-se a gastar mais em custo de projeto do que na obra em si. O mesmo acontece com as ferrovias. O país diminuiu sua rede ferroviária ao longo desses últimos 60 anos. Precisamos fazer uma grande revolução em termos de investimento, estudo, planejamento, para que a gente tenha infraestrutura eficiente, permitindo assim uma logística também eficiente”, ressalta o senador.

O Relatório Competitividade Brasil, documento elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) indica que o Brasil é o 16º colocado no fator ambiente de negócios, o que reflete a falta de segurança jurídica e o excesso de burocracia. Nesses quesitos, inclusive, o país é o último colocado, fatores que afetam o setor produtivo. O relatório compara o desempenho de 18 países em nove fatores que têm impacto sobre a eficiência e o desempenho das empresas na conquista de mercados.

O coordenador da Frente, senador Wellington Fagundes, explica que o grupo servirá como um meio de discussão para conseguir avanços que permitam ao Brasil dar passos maiores em busca de competitividade e atração de negócios.

“O objetivo principal é fazer também uma mediação com uma agenda legislativa no Congresso Nacional. A infraestrutura diz diretamente sobre o Custo Brasil. Se nós tivermos uma infraestrutura, com uma boa logística, nós vamos diminuir muito o Custo Brasil e ajudar na oportunidade de novos empregos e, claro, também na nossa balança comercial com exportação mais competitiva”, avalia.

Parceria

A Frente Parlamentar Mista de Logística e Infraestrutura é recriada a cada nova legislatura desde 2009 e tem como finalidade promover o aprimoramento da legislação federal para incentivar o desenvolvimento de obras de infraestrutura com eficiência da aplicação de recursos públicos e privados.

Senadores e deputados terão como um dos principais parceiros o Instituto Brasil Logística (IBL), para fazer estudos, trabalhar com experiência de outros países, além de buscar tecnologia para que esses investimentos da infraestrutura cheguem ao Brasil.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.