Foto: divulgação/ Finep
Foto: divulgação/ Finep

Finep/MCTI lança edital para apoiar projetos inovadores com tecnologia 4.0

O aporte será de R$ 50 milhões, via subvenção econômica; podem se inscrever, até 27 de julho, empresas brasileiras de pequeno, médio e grande porte

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) lançou, nessa quinta-feira (18), um edital para apoiar projetos inovadores envolvendo tecnologia 4.0. O aporte será de R$ 50 milhões. Segundo o governo, os projetos de inovação vão ajudar na retomada econômica pós-pandemia.

Os recursos serão destinados a empresas brasileiras de pequeno, médio e grande portes que tenham interesse em desenvolver produtos, processos e serviços inovadores em quatro áreas temáticas, como Agro 4.0 (agricultura, pecuária de precisão e sistemas transversais à agricultura e pecuária), Cidades Inteligentes (logística urbana, segurança pública, saneamento ambiental, e monitoramento e desastres naturais); Indústria 4.0 (processos 4.0, virtualização de ambientes, e máquinas e equipamentos 4.0); e Saúde 4.0 (sistemas de predição, monitoramento remoto, telemedicina, gestão hospitalar, e prevenção e controle de epidemias).

De acordo com o edital, as propostas precisam contemplar pelo menos uma tecnologia habilitadora, como 5G, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial, Robótica Avançada, Computação em Nuvem, Realidade Aumentada ou Manufatura Aditiva. 

As propostas referentes às tecnologias 4.0 devem estar acompanhadas de um Plano de Negócios contemplando o planejamento de todas as fases, considerando a sua estratégia, descrição, planejamento e execução dos investimentos produtivos, desde as etapas de pesquisa e desenvolvimento, até a inserção no mercado e comercialização de produtos.

As propostas deverão ser submetidas ao ministério por meio eletrônico até o dia 27 de julho. Para isso, é preciso preencher o Formulário de Apresentação de Proposta (FAP), disponível no site da Finep. O resultado está previsto para novembro. 

Mais informações no site da Finep
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.