Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Famílias afetadas pela pandemia em MT recebem doação de três mil peças de roupa

Calçados e vestuário para adultos e crianças foram arrecadados e entregues pela FIEMT, com apoio de emissora de TV e empresas parceiras

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Por conta da pandemia de covid-19, milhares de famílias mato-grossenses enfrentam dificuldades, sobretudo na parte financeira, para suprir as necessidades básicas. Diante desse cenário crítico, uma ação que envolve Federação das Indústrias de Mato Grosso (FIEMT), a TV Centro América e empresas parceiras tenta amenizar esse impacto e garantir que pessoas em situação de vulnerabilidade social tenham acesso a alimentos e vestuário.

Segundo o presidente do Sistema FIEMT, Gustavo de Oliveira, o projeto, denominado ‘Guarda-Roupa Solidário’, já entregou três mil peças de roupas e calçados para adultos e crianças, por meio de instituições de Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Na avaliação de Oliveira, essa é uma oportunidade de estender a mão a quem mais precisa.

“O projeto funciona por meio da coleta de roupas, que podem ser novas ou usadas, e são recolhidas para o projeto “Multiação”. Uma rede de lavanderias parceiras faz toda a higienização dessas roupas, além de pequenos reparos, para que elas possam estar em condições de serem doadas às famílias e instituições de caridade e a todos aqueles que, por uma situação de necessidade, precisam de roupas”, explica.

“A ideia é que nós continuemos recolhendo as doações das empresas e pessoas, além de cadastrar e repassar às instituições de caridade que vão cuidar da entrega das peças às famílias, já que o ‘Multiação’ não está atuando com suas ações presenciais para evitar o acúmulo de pessoas no mesmo local”, completa Gustavo de Oliveira.

A Associação Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA) foi uma das instituições que recebeu as doações. A presidente da AMA, Helena Graziela Amaral, afirma que o gesto de solidariedade significa um alívio para quem hoje está sem renda e depende de ajuda.

“Muitas famílias perderam o seu ganho e as crianças continuam crescendo e estão com muita dificuldade de conseguir roupas e sapatos. Então, nós ficamos muito felizes quando recebemos a notícia de que seríamos contemplados e que poderíamos doar as peças a essas pessoas”, comemora Helena.

Além da AMA, o projeto destinou doações à Central Única das Favelas (Cufa) e ao Grupo Fraterno Associação Espírita Joana de Angeles, em Cuiabá; à Fundação Espírita Rachele Steingruber e à Associação Obra Social Apóstolo Mateus, em Várzea Grande; e à Fundação Nacional do Índio (Funai), em Rondonópolis.

As instituições foram escolhidas por intermédio da Fundação André e Lúcia Maggi, que gerencia o fundo ‘Um por todos e todos contra a Covid-19’, criado para ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social.

Os itens, que incluem calçados, roupas masculinas, femininas e infantis, são arrecadados por empresas parceiras. Cada peça é separada e higienizada seguindo os protocolos de saúde, como forma de prevenir a contaminação pelo vírus. Doações que se somam às 200 camisas novas ofertadas pela rede de lojas Casa Prado.

Para participar e saber onde deixar sua doação, acesse o site da FIEMT

Receba nossos conteúdos em primeira mão.