Agência Brasil
Agência Brasil

Estudantes de colégios militares devem ser reconhecidos como alunos egressos de escolas públicas, decide AGU

Parecer do órgão permite que alunos concorram a vagas que universidades destinam para quem estudou apenas em escola pública

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Os estudantes de colégios militares devem ser reconhecidos como egressos de escolas públicas para todos os fins, definiu a Advocacia-Geral da União (AGU). Por isso, poderão concorrer a vagas em universidades federais, estaduais e municipais que são destinadas, exclusivamente, para quem estudou em escola pública. Uma das formas de acesso é o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

Após três meses de paralisação, escolas de todo o país vivem incerteza sobre volta às aulas

Retorno às aulas presenciais: Consed lança documento com instruções

AGU obteve êxito em 71% das ações relativas à pandemia da covid-19 na Justiça

O parecer da AGU tem efeito vinculante. Isso quer dizer que deverá ser observado por toda a Administração Pública, após assinatura do presidente Jair Bolsonaro. Hoje, o país tem 14 colégios militares. Em sua decisão, o órgão afirmou que mesmo com características peculiares que os tornam diferentes de outras instituições públicas — como a contribuição dos alunos —, isso não desfaz o caráter de ensino público do colégios militares. 

Além disso, a AGU apontou que a única condição para que uma instituição de ensino seja considerada pública é que ela seja criada e administrada pelo Poder Público, o que ocorre com os esses locais. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.