Equipe Los Atômicos do SESI Araras ficou em 2º lugar no Torneio Nacional SESI de robótica  / Foto: arquivo pessoal
Equipe Los Atômicos do SESI Araras ficou em 2º lugar no Torneio Nacional SESI de robótica / Foto: arquivo pessoal

Estudantes de Araras (SP) se classificam para torneio mundial de robótica

Com 2º lugar no pódio, Los Atômicos se classificou com redutor de bactérias em astronautas. Com o projeto Power Clean, time garantiu vaga no World Festival.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A equipe “Los Atômicos” do Serviço Social da Indústria (SESI) de Araras (SP) conquistou o segundo lugar no Torneio SESI de Robótica FIRST® LEGO® League. A competição, que exigiu ideias para melhorar o trabalho de astronautas no espaço, reuniu mais de mil estudantes de 9 a 18 anos, no último fim de semana, no Rio de Janeiro (RJ).

Com a segunda posição no pódio, os jovens da cidade se classificaram para o World Festival, considerado o mundial de robótica. O campeonato vai ocorrer entre os dias 17 e 20 de abril próximo, na cidade de Houston, nos Estados Unidos.

No Rio, a equipe apresentou o Projeto de Pesquisa Power Clean (energia limpa, em inglês). É um dispositivo que reduz as bactérias dos astronautas. A técnica do time, Ana Paula Carrocci, explica como funciona o objeto, que consagrou a escola no cenário nacional.

“É um dispositivo que cuida da higiene dos astronautas. É para reduzir as bactérias dos astronautas no espaço. Nós fizemos um protótipo composto por lâmpadas de LED para reduzir as bactérias. Também é composto por um papel umedecido que tem um aromatizador. [O protótipo] também tem uma escova para tirar os resíduos sólidos. Devido às várias pesquisas que os alunos fizeram, percebemos que os astronautas demoram de três a quatro dias para trocar as roupas íntimas no espaço”, explica a técnica.

Ana Paula lembra que uma competidora serviu de cobaia para um teste do Power Clean. “Nós tínhamos uma declaração comprovando os benefícios do Power Clean, que eliminou as bactérias. A Marina, que é uma integrante nossa, fez o teste. Ela ficou sete dias com uma camiseta e depois, ela passou no microscópio científico de uma universidade. E viu realmente quantas bactérias tinha, e quais as doenças poderiam causar essas bactérias. Então, tudo isso foi estudado e pesquisado”, conta.

Los Atômicos do SESI Araras (SP) ficaram com o troféu de 2º lugar / Foto: SESI-SP

O pódio foi completado por outras duas equipes do SESI-SP. O primeiro lugar foi para os “Jedi’s”, da escola de Jundiaí (SP); e os competidores da “Red Rabbit”, de Americana (SP), ficaram em terceiro lugar. Os três times garantiram vaga para disputarem o World Festival.

Vitória Moreno, 19 anos, disputou com os outros seis colegas competidores da Los Atômicos. Para ela, a preparação intensa os ajudou na corrida.

“Nós nos dedicamos muito o ano todo, treinando todos os dias, de uma da tarde até às oito da noite. Nós realmente nos doamos muito para a equipe. Estávamos focados no nosso objetivo. No ano passado, nós fomos até o torneio nacional, mas batemos na trave não conseguindo a classificação. Então, este ano nós viemos com o foco total para conseguir a nossa vaga no World Festival. Pelo esforço de todos, nós conseguimos”, afirma.

O torneio

A temporada 2018/2019 teve o tema “IntoOrbit”, que em inglês significa “na órbita”, mais precisamente no espaço sideral. As equipes precisaram resolver um conjunto de problemas do mundo real, os mesmos vivenciados por profissionais como cientistas e engenheiros, para melhorarem o trabalho feito no espaço. 

A competição busca incentivar o contato de estudantes com o mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida.

O torneio foi criado em 1998 pela FIRST – uma organização não governamental – em parceria com o Grupo LEGO. Tudo isso por meio do desenvolvimento de robôs com peças da tecnologia LEGO Mindstorm. Desde 2013, o SESI é a instituição brasileira responsável por organizar as etapas regional e nacional do torneio.

Quer saber mais sobre robótica?
Acesse: http://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.