Ministério da Saúde
Ministério da Saúde

Estado do Rio de Janeiro registra cerca de 500 casos prováveis de dengue em 2020

Rio de Janeiro teve 495 casos prováveis de dengue até a quarta semana de janeiro

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Rio de Janeiro teve 495 casos prováveis de dengue até a quarta semana de janeiro, revela o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. A população fluminense deve estar atenta, já que o Rio é um dos estados brasileiros em alerta para um possível surto da doença no começo deste ano. 

Existem várias formas de se prevenir contra a picada do mosquito Aedes aegypti, que além de transmitir dengue, é vetor de Zika e chikungunya. O diretor do Departamento de Imunizações da Secretaria Saúde do Ministério da Saúde, Júlio Croda, chama a atenção para a necessidade de eliminação rotineira dos criadouros do mosquito na casa das pessoas.

“Elimine os focos na sua residência. Essa eliminação tem que ser semanalmente. Você pode eleger um dia, geralmente, aos fins de semana, para fazer essa busca no sentido de encontrar e eliminar esses focos.”

Em janeiro, o Ministério da Saúde declarou que outros 11 estados brasileiros correm o risco de sofrer surto de dengue. Além de toda a região Nordeste, a população do Espírito Santo e São Paulo, deve ficar atenta para o possível surto do sorotipo 2 da dengue.

O coordenador-geral de Vigilância em Arbovirose do Ministério da Saúde, Rodrigo Said, pede que a população dos estados siga as orientações e entre no enfrentamento ao Aedes aegypti.

“Hoje, mais de 80% dos criadouros do mosquito são domiciliares. Então, a ação de controle é necessária, integrada de atividades do poder público, tanto do Ministério da Saúde, como das secretarias estaduais e municipais, de saúde, aliado as ações de mobilização da população.”

E você? Já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. Pátria Amada Brasil.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.