Imagem: Embrapa
Imagem: Embrapa

Embrapa lança plataforma que centraliza informações sobre a região de Matopiba para produtores rurais

Mapas e painéis interativos com informações estratégicas estão à disposição dos produtores

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Embrapa lançou uma plataforma digital gratuita de mapas interativos sobre a região de Matopiba, que engloba parte dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. A região, composta majoritariamente por cerrado, é considerada  a grande fronteira agrícola nacional da atualidade, principalmente pela produção de grãos e fibras. A ferramenta GeoMatopiba, da Embrapa, apresenta uma série de informações úteis para quem quer conhecer melhor a região, principalmente produtores rurais.

No site, é possível ter acesso a painéis interativos de quatro temas: produção agropecuária, crédito rural, empregos formais relacionados à agropecuária e tecnologias da Embrapa. Estão disponíveis informações sobre a disponibilidade da tecnologia e como utilizá-la. É possível ver quais são as melhores rotas para escoamento de produtos, onde estão as áreas protegidas e quantos empregos a agropecuária gera em cada microrregião.

O objetivo da plataforma é que as informações ajudem os tomadores de decisão nos estados na definição de prioridades, linhas de créditos especiais e identificação de oportunidade de negócios.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.