12/02/2024 20:35h

Festa. Alegria. Mas também segurança, saúde, cuidados com a pele e com as crianças. O que não pode faltar na hora de cair na folia é responsabilidade

Baixar áudio

A folia mais aguardada pelos brasileiros está quase chegando ao fim, mas ainda dá tempo de reforçar os principais cuidados para que a festa tenha 100% de aproveitamento. Se for curtir com as crianças, a recomendação é caprichar no planejamento.

A coordenadora do departamento de pediatria ambulatorial da Sociedade de Pediatria do DF, Andréia Jacomo, recomenda alimentar preferencialmente os pequenos em casa. 

“É importante além de fazer a refeição em casa antes, tentar levar lanchinhos que sejam frutas, lanches saudáveis, que possam ser oferecidos no meio da rua, nos parquinhos, clubes. Além disso, é preciso ficar atento à higienização, tanto das mãos quanto desses alimentos.” 

A pediatra alerta para as comidas de rua. “Se for oferecer algum alimento para as crianças, o ideal é fugir dos embutidos, alimentos com molho, à base de ovos ou maionese — pois esses alimentos são mais suscetíveis à fermentação. Quanto mais fresco o alimento, mais recomendado”, complementa Andréia.   

Hidratação e cuidados com a pele

Em qualquer idade, o folião precisa ficar atento à hidratação. Seja para evitar passar do ponto na bebida alcoólica ou para garantir a saúde das crianças, mantenha sempre uma garrafinha de água por perto. Quem dá a dica é o nutricionista Artur Terra de Farias 

“O mais importante sempre vai ser a hidratação, então eu recomendo, no mínimo, 3 litros de água por dia para estar se hidratando e, se possível, tomar um gatorade e uma água de coco.”

Segundo a dermatologista Fernanda Seabra, beber muita água também é fundamental para manter a pele saudável. “A gente vê muitos casos de desidratação quando o paciente tem uma exposição mais prolongada ao sol”, comenta. Ela acrescenta que a quantidade de água ingerida deve ser aumentada, principalmente, se as pessoas estiverem expostas ao sol e às altas temperaturas.  

Por conta da grande concentração de pessoas vindas de diversos lugares e do aumento da circulação de microorganismos infecciosos respiratórios — como vírus e bactérias — cresce também o número de doenças nesse período do ano, segundo a otorrinolaringologista Larissa Vilela Pereira. 

“Nessa época a gente também observa que existe uma queda da imunidade em muitas pessoas pela falta de hidratação adequada, má alimentação, privação de sono e, muitas vezes, pelo excesso de bebidas alcoólicas. Todos esses fatores reduzem a imunidade e aumentam as chances das pessoas adoecerem nesse período.” 

Segurança nos blocos e nas estradas

A Polícia Rodoviária Federal começou na última sexta (9) a Operação Carnaval 2024 que vai até a meia-noite de quarta-feira (14) para fiscalizar e orientar motoristas que pegam a estrada. Coibir infrações que vão desde a mistura de álcool e volante até ultrapassagens proibidas e o desrespeito aos limites de velocidade estão entre as prioridades da ação, que conta com o reforço no efetivo.

Já na folia de rua, a recomendação é para quem vai levar as crianças. O ideal é usar um crachá ou pulseira para identificar os pequenos. Além disso, é importante orientá-los a não aceitar alimentos ou bebidas de pessoas estranhas, ficar sempre por perto, combinar um ponto de encontro com a família e caso se perca, procurar imediatamente um policial militar. 
 

Copiar textoCopiar o texto
11/02/2024 19:00h

Manter a hidratação, saber o que está bebendo e respeitar os limites estão entre as orientações da indústria cervejeira para quem vai curtir as festas de carnaval

Baixar áudio

Se tem uma bebida que combina com o brasileiro... é a cerveja. Somos o terceiro país que mais consome a bebida no mundo, segundo um relatório da Kirin Holdings Company. Se o consumo já é alto durante o ano, no carnaval aumenta ainda mais. Tanto que a indústria cervejeira atua para que a festa promova não só alegria, mas também estimule aumento do emprego e renda. 

Para a festa acabar bem, o setor cervejeiro promove ações educativas para engajar os foliões sobre a importância do consumo consciente e combate aos excessos. O presidente executivo do Sindicerv, Márcio Maciel, dá o recado.

“A indústria cervejeira apoia a cultura brasileira, suas festividades e tradições. Mas para que a folia seja completa, pedimos que os foliões consumam a cerveja com consciência, sempre intercalando com água e alimentos. Durante a folia, opte por consumir bebidas com menor teor alcoólico. Para quem quer pegar mais leve ou busca outras opções de bebida, a cerveja sem álcool é uma ótima alternativa.” 

Dono de um bar e restaurante em Brasília há oito anos, o comerciante Marcelo De Abreu conta que os clientes dele não costumam exagerar. Mas que além da hidratação, ainda tem outra estratégia para não extrapolar os limites.

“Nunca teve caso de passar do ponto, mas os que bebem um pouquinho mais seguram na água e na comida para não ter nenhum problema. o segredo é alimentar bem e hidratar bem — a água é fundamental.” 

Para aproveitar os bloquinhos de rua e as escolas de samba com alegria e moderação, separamos cinco dicas. 

1 – Saiba diferenciar o teor alcoólico das bebidas

No rótulo de cada bebida está indicada a porcentagem de álcool que ela possui. A ciência comprova que a absorção do álcool pelo corpo é mais rápida quando a concentração de álcool na bebida está acima de 20%. E os níveis de álcool no sangue também aumentam mais rapidamente nesses casos. 

Para curtir a festa por mais tempo, escolha opções com menor teor alcoólico. 

2 – Que tal uma cerveja sem álcool?

Se você gosta do sabor da cerveja, mas não quer consumir álcool, a cerveja sem álcool é uma alternativa. Ela é uma bebida que apresenta as mesmas características e o mesmo sabor de cerveja, mas sem teor alcoólico. 

3 – Bebeu água?

Se manter hidratado é essencial para aguentar a maratona carnavalesca com saúde e sabedoria. E o melhor é não esperar ficar com sede. A dica é consumir bastante água, principalmente se for ingerir bebidas alcoólicas. Essa intercalação garante uma hidratação adequada durante todo o bloquinho. 

4 – Conheça seus limites e respeite o outro

É importante que cada folião respeite seus próprios limites durante a folia. A melhor dica é prestar atenção aos sinais do corpo e saber parar na hora certa. A diversão não está na quantidade de bebida ingerida, mas sim na consciência e na responsabilidade. O consumo excessivo de álcool leva a comportamentos inadequados — o que pode prejudicar a sua experiência e a de outras pessoas. 

5 – Se beber, não dirija!

Transporte público, carona, carro de aplicativo, bebida zero álcool. O que não faltam são opções para aproveitar  a festa sem colocar ninguém em risco com a mistura farat entre álcool e direção 

Copiar textoCopiar o texto
16/07/2023 08:41h

Segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), Maceió e Natal são as principais escolhas no Nordeste

Baixar áudio

O mês de julho é uma das principais épocas do ano para o turismo. Período em que muitas pessoas estão de férias. Este ano, Gramado (RS) está entre os locais mais procurados pelos brasileiros, segundo a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). O gerente da Agência Diversos Destinos, DF, Fábio Cardia Oliveira de Carvalho (47), conta que, nem mesmo a chegada de um ciclone extratropical na região Sul, atrapalhou os planos dos clientes que fecharam pacotes para a localidade.

"Os passageiros não estão com medo de sair, já tem passageiro nosso semana que vem indo pra lá também  — e nenhuma desistência, nada. As viagens vão acontecer normalmente”, conta. Ele diz que, além de Gramado, que é um destino que desperta a atenção de muita gente em qualquer época do ano, o Nordeste sempre atrai muitos brasileiros que buscam resorts e praias paradisíacas. “Muitas pessoas procuram as praias do Ceará, por exemplo, porque tem sol o mês todo”, revela.

O Ministério do Turismo estima que o setor aéreo deverá ofertar mais de 4,2 mil voos extras pelo país, o que representa 15% a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. Já o setor rodoviário espera receber mais de 4 milhões de passageiros, número 8% maior do que o da  pré-pandemia — e 2,5% maior do que o ano de 2022. De acordo com a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), os destinos nacionais mais procurados são: Maceió, Gramado, Natal e as praias e resorts do Nordeste.

Com eventos, festivais e atividades específicas para essa época do ano, o turismo brasileiro aproveita o mês de julho como uma oportunidade para atrair turistas, além de contribuir para o desenvolvimento econômico do país. Segundo o economista e conselheiro coordenador da comissão de política econômica do Confecon, Fernando de Aquino, o turismo impulsiona a economia e cria oportunidades de trabalho. 

“Uma atividade que gera muito emprego, em geral, puxa outras atividades que geram muito emprego. Essas pessoas que trabalham na atividade turística, elas vão demandar bens e serviços de atividades que também geram muito emprego. Vai haver aumento no consumo de alimentos por essas pessoas, de outros serviços, então, de fato, é uma atividade que vem melhorar as condições dos trabalhadores no geral”, avalia.

A coordenadora-geral de produtos e experiências turísticas do Ministério do Turismo, Fabiana Oliveira, diz que o mês de julho é o momento ideal para aproveitar diferentes oportunidades. “Com as férias escolares e o clima favorável em grande parte do país, julho atrai uma quantidade significativa de turistas em busca de belas praias, rica cultura, paisagens exuberantes e aventuras emocionantes. Essa demanda aquece a indústria do turismo e impulsiona o crescimento de segmentos como a hospedagem, transportes, gastronomia e atividades turísticas.”, ressalta.

 

Copiar textoCopiar o texto
18/02/2023 18:00h

Agência Nacional de Telecomunicações anunciou o bloqueio do sinal de 5 milhões destes aparelhos ilegais em uso no Brasil

Baixar áudio

De acordo com dados do relatório técnico divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os aparelhos de TV Box podem causar uma série de problemas de segurança na rede dos usuários desses dispositivos. Como medida de controle, a Anatel anunciou o bloqueio do sinal de 5 milhões de equipamentos.

Segundo o professor de direito digital do Ibmec Brasília, Rodolfo Tamanaha, os aparelhos não legalizados usam a internet para receber os sinais da TV. “Essa caixinha, consegue desbloquear o acesso a conteúdo, servidores que ficam criptografados. Então, a caixinha consegue criptografar a chave de acesso para aqueles servidores e aí as pessoas conseguem, por meio dessa caixinha, ter acesso a conteúdo que é protegido: diversos canais de TV a cabo. De forma essa é uma situação de pirataria”, explica.

Segundo a Anatel,  estima-se que no Brasil haja pelo menos de 5 a 7 milhões de exemplares em uso e sem a homologação da agência.

Outros aparelhos que utilizam do mesmo princípio são legalizados pela Anatel, como o Chromecast do Google e a Apple TV. Esses equipamentos homologados, recebem um selo da Anatel, que vem obrigatoriamente colado no próprio aparelho ou na caixa. Além disso, para acessar serviços de streaming e canais de IPTV nos dispositivos legais, é necessário pagar uma assinatura de cada um.

Segundo o estudo divulgado pela Anatel, foram encontrados malwares (softwares maliciosos) capazes de: “controlar dispositivo remotamente sem autorização; acessar indevidamente dados e informações de usuários (como registros financeiros ou arquivos de foto); possibilitar o acesso a dados de dispositivos que compartilham a mesma rede de internet”.

De acordo com a Anatel, apesar de não ser permitido ter esse tipo de equipamento pirata em casa, e ser considerado crime, o foco da agência é punir a comercialização do produto. Para o professor de direito digital, a comercialização do equipamento pode ser tipificada como pirataria.

“Em uma situação como essa do IPTV, acaba sendo tipificado como um crime de pirataria, que tem uma pena de até 4 anos, além do pagamento de multa, de acordo com o artigo 184 do código penal”, explica.

Como será feito o bloqueio da TV Box?

Em nota a Anatel, divulgou que “cada um desses servidores têm um IP, uma espécie de CPF da máquina. O trabalho de bloqueio começa com uma denúncia ou identificação de que os servidores estão fornecendo conteúdo pirata”.

Com esses dados, a Anatel determina o bloqueio na rede desses servidores. As empresas prestadoras de serviço de internet é que farão o bloqueio.
 

Copiar textoCopiar o texto
07/05/2021 10:30h

Emissora atinge 39% de aumento na audiência em comparação com o mesmo mês do ano passado

Baixar áudio

A rádio MEC FM obteve, no mês de março, o maior número de ouvintes por minuto desde setembro de 2013: 5.430, ao todo. O resultado representa um aumento de quase 40% na audiência se comparado com o mesmo período do ano passado.

Segundo Thiago Regotto, gerente da MEC FM, o desempenho se explica pela singularidade da programação da rádio, o que passa, principalmente, pelo vasto repertório, da música clássica, choro até a programação infantil. O sucesso, ele acredita, deve-se à missão de levar ao público tudo o que não é encontrado nas outras emissoras. 

O ritmo da programação diária foi adequado durante a pandemia, em que as pessoas passam mais tempo em casa e precisam de companhia e leveza. Criada em 1983, a rádio MEC FM completa 38 anos na próxima segunda-feira (10). A emissora é uma rádio de música clássica, com 80% da programação dedicada ao repertório da música medieval à produção atual, brasileira e internacional. 

Copiar textoCopiar o texto
Entretenimento
19/04/2020 04:45h

Atração principal é apresentação de Roberto Carlos em seu canal no YouTube, no dia em que completa 79 anos

Baixar áudio

Para não descumprir a regra sagrada de que domingão é dia de churrasco com a família e de tomar aquela gelada, artistas de todo o país têm feito transmissões na internet para levar entretenimento às casas dos brasileiros. 

No dia em que completa 79 anos, o rei Roberto Carlos vai fazer uma live em seu canal oficial no YouTube. A apresentação terá cerca de dez músicas e parte da transmissão vai ao ar na Globo, provavelmente entre o "Domingão do Faustão" e o Fantástico. Já pode avisar sua mãe, sua tia e sua avó.  

Mais cedo, às quatro da tarde, o pagodeiro Ferrugem canta seus sucessos no YouTube, entre eles o hit "Até que enfim" e o clássico "Pirata e Tesouro".

Às seis da tarde, é hora de chorar e de implorar pra voltar com a dupla sertaneja Henrique e Juliano, também no YouTube. Só não vale mandar mensagem pra ex, até porque amor de balada é passageiro! 
 

Copiar textoCopiar o texto
Entretenimento
24/02/2020 04:36h

Alugar a casa, sair com dinheiro físico e estabelecer limites podem ajudar os foliões a terminarem as festas com mais dinheiro na conta

Para quem quiser sobreviver ao primeiro feriado estendido do ano com mais dinheiro no bolso, é preciso planejamento e muita força de vontade. A economista Yolanda Fordelone dá dicas para terminar o Carnaval no azul. 

A primeira sugestão é pular os bloquinhos de Carnaval com dinheiro físico para a consumação. A intenção é evitar o uso de cartões de débito e de crédito que, aliados ao álcool, podem causar problemas. Além disso, com dinheiro físico, o risco de roubo ou de perda e a dor de cabeça podem ser minimizados e o controle com os gastos aumentam. 

Outra dica é alugar sua casa ou um quarto para foliões e turistas. Com isso, além de ganhar uma grana extra, aumentam as chances de fazer novos amigos. 

Cuidar de animais de estimação também pode ser uma saída para ganhar um dinheiro extra. Existem aplicativos na internet para se cadastrar e ser um cuidador de pets. A dica é conversar com vizinhos que vão se ausentar nesse período e ajudá-los nos cuidados com os bichinhos. 

Porém, para Yolanda, a maior dica é estabelecer limites. A ideia é se planejar com os gastos e não queimar a largada logo de cara. Definir o quanto quer gastar por dia e se ater a esses gastos podem ajudar a aproveitar o resto do ano com mais dinheiro no bolso. 
 

Copiar textoCopiar o texto
Entretenimento
02/04/2019 08:17h

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (1º)

Baixar áudio

A terceira temporada da série “La Casa de Papel” já tem data definida para entrar no catálogo de atrações Netflix: 19 de julho. O anúncio da estreia veio acompanhado de um trailer com os principais personagens desfrutando de dias de descanso em um local paradisíaco. Pouco se sabe até agora da trama, que foi gravada em locais como Florença, Tailândia, Panamá e Madri.

 

Copiar textoCopiar o texto
Entretenimento
02/04/2019 08:10h

O longa levou 582 mil pessoas às salas de cinema do país

Baixar áudio

O filme “Dumbo” ficou com o primeiro lugar nas bilheterias dos cinemas brasileiros. O filme infantil desbancou “Capitã Marvel”, que ficou três semanas no topo dos filmes mais assistidos no país. “Dumbo” levou 582 mil pessoas às salas de cinema e teve uma arrecadação superior a R$ 10 milhões entre os dias 28 e 31 de março. Foi o primeiro final de semana do filme nos cinemas aqui no Brasil. Os dados são da empresa Comscore.

 

Copiar textoCopiar o texto
Entretenimento
06/03/2019 19:08h

Obra de escritor colombiano recebeu Prêmio Nobel da Literatura em 1982

Baixar áudio

Pela primeira vez, a família do escritor colombiano Gabriel García Marquez vendeu os direitos cinematográficos da obra “Cem Anos de Solidão”. A Netflix conseguiu permissão para transformar a obra literária em uma série em espanhol, língua original do livro.

Os produtores executivos da série serão Rodrigo García e Gonzalo García, que são filhos do autor, e as filmagens serão gravadas principalmente na Colômbia. A família informou à revista norte-americana Variety que nunca tinham vendido os direitos por não aceitar que as filmagens fossem em outra língua, mas que esse é o momento ideal para adaptar a série.

Gabriel García Márquez foi um escritor, jornalista e ganhou o Prêmio Nobel da Literatura em 1982 com o livro “Cem Anos de Solidão”. O livro já vendeu mais de 50 milhões de cópias, foi traduzido em 46 línguas, e só fica atrás de Dom Quixote de La Mancha no ranking de “mais importantes” da literatura hispânica.

Ainda não há previsão para a estreia da série adaptada.

Copiar textoCopiar o texto