Foto: Arquivo/EBC
Foto: Arquivo/EBC

Curso de alfabetização do MEC alcança mais de 3,4 mil cidades brasileiras

Embora seja voltado para professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes, qualquer cidadão pode ter acesso ao conteúdo, mesmo que o seu município não tenha feito adesão

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Com mais de dois milhões de acessos, o curso on-line de formação continuada em práticas de alfabetização do Tempo de Aprender, do Ministério da Educação (MEC), já conta com 205.115 pessoas inscritas até o momento. A adesão do programa já alcançou mais de 3,4 mil municípios, contingente que representa quase 62% das cidades do País.

Embora o curso seja voltado para professores, coordenadores pedagógicos, diretores escolares e assistentes, qualquer cidadão pode ter acesso ao conteúdo, mesmo que o seu município não tenha feito adesão. O material pode ser acessado por meio da plataforma Avamec, área virtual de aprendizagem disponibilizada pela Pasta.

O programa Tempo de Aprender foi lançado em fevereiro de 2020 e teve como base a Política Nacional de Alfabetização (PNA). O objetivo da iniciativa é “enfrentar as principais causas das deficiências referentes à alfabetização no país, levando em consideração políticas públicas exitosas nacionais e estrangeiras”.

Para os entes se beneficiarem de todas as ações do programa, é necessário realizar a adesão, por meio de formulário eletrônico. O Ministério da Educação prorrogou o prazo para estados e municípios aderirem ao programa. A data limite agora é 30 de junho. A previsão inicial era até o dia 30 de maio.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.