Crédito: Divulgação/CNI
Crédito: Divulgação/CNI

Considerado modelo em capacitação técnica, Sistema S aumenta chances de crescimento profissional na indústria

Em 2017, cerca de 80% dos estudantes que concluíram cursos técnicos foram inseridos no mercado de trabalho já no primeiro ano após a formação

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A educação profissional pode impulsionar a inserção qualificada no mercado de trabalho. É o que aponta um levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), principal responsável pela formação técnica e profissional de jovens e trabalhadores brasileiros. Em 2017, cerca de 80% dos estudantes que concluíram cursos técnicos foram inseridos no mercado de trabalho já no primeiro ano após a formação.
 
A educação oferecida pela instituição, que integra o Sistema S, ao lado de entidades como o Serviço Social da Indústria (SESI) e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), é reconhecida internacionalmente. Nas últimas edições da WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo, estudantes do SENAI conquistaram o 1º e o 2º lugares, em 2015 e 2017, respectivamente. Além disso, a entidade é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das principais contribuintes para a educação de qualidade nos países do hemisfério sul.
 
Para a especialista Cláudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o governo brasileiro deveria ter o Sistema S como modelo. O trabalho de instituições como o SENAI, por exemplo, poderia servir de referência para as secretarias estaduais de educação.
 
“Há exemplos internacionais como as escolas secundárias da Coreia do Sul em que o setor privado, a indústria, inclusive a indústria de ponta, participou não só do desenho instrucional de cursos de ensino médio, mas mesmo da gestão desses cursos com uma parceria público-privada que gerou altíssima empregabilidade em setores interessantes para os jovens”, comenta.
 
Rafael Cordeiro, 20 anos, morador de Feira de Santana (BA), é um dos jovens que optou por um curso técnico. Em 2017, deixou a faculdade e iniciou o curso de técnico em logística, concluído em 2018. Agora, Rafael se prepara para disputar o título da sua modalidade na Worldskills, em agosto, na Rússia.
 
O técnico em logística considera que a classificação no mundial e o crescimento profissional só foram possíveis devido ao aprendizado adquirido durante o curso técnico. “O SENAI foi um catalisador na minha carreira, visto que estou participando de uma competição mundial graças ao curso técnico que foi ofertado pelo SENAI. Foi essencial no decorrer da minha vida”, ressalta.

Crédito: Arquivo Pessoal
 
Sistema S
O Sistema S tem tido destaque também entre os parlamentares, no Congresso Nacional. Durante reuniões realizadas no início de abril, a Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (Cdeics), da Câmara, aprovaram requerimentos que propõem audiências públicas para discutir a modernização do Sistema S.
 
Segundo o deputado federal Zé Neto (PT/BA), membro da Cdeics, o Sistema S contribui para a formação adequada do cidadão brasileiro e para a competitividade nas indústrias. Ainda de acordo com o parlamentar, o Sistema S é fundamental para o estado da Bahia e um exemplo claro de desenvolvimento.
 
“Defender o Sistema S é defender o capital nacional, a tecnologia, a competitividade, a formação dos nossos jovens e acima de tudo a condição de ver a nossa indústria, os nossos serviços, terem onde aportar as suas necessidades de melhoria na qualidade de seus atendimentos”, ressalta Zé Neto.
 
O deputado federal Otto Alencar Filho (PSD/BA), membro da CFT, também destaca a importância do Sistema S e a necessidade de se discutir a modernização do sistema. “Eu também sou a favor, defendo o Sistema S e concordo que nós precisamos melhorar a gestão”, afirma.
 
Educação
Ao todo, no Brasil, o SENAI mantém 541 escolas de todos os estados e no Distrito Federal. Já o SESI recebe, por ano, mais de 1,7 milhão de matrículas em educação básica e continuada e ações educativas, oferecendo qualificação de qualidade e cidadania para os brasileiros. São 2,3 mil jovens matriculados nas unidades SENAI espalhadas pelo país. Na Bahia, o SENAI conta com 11 escolas e 13 Centros de Formação Profissional espalhados por todo estado.
 
Além disso, em Salvador está localizada Faculdade SENAI Cimatec, reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) como a melhor instituição de ensino superior em engenharia das regiões Norte e Nordeste. A instituição é um centro universitário e também uma escola técnica e centro tecnológico, onde são desenvolvidos projetos de pesquisa e serviços para a indústria. Essa integração dá aos alunos a oportunidade de estagiar em projetos da indústria e conviver com o setor desde os primeiros períodos da graduação.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.