Foto: SESI/AP
Foto: SESI/AP

Instrutores do SENAI-AP produzem máscaras de proteção em casa

Instituição se adaptou para manter produção de 'face shields'; equipamentos são destinados a profissionais de saúde e de segurança

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Desde o início da pandemia de Covid-19, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) trabalha na produção de equipamentos de proteção individual (EPIs) para profissionais de saúde e de segurança do estado. E com o “lockdown”, medida adotada pelo governo estadual em maio, a instituição teve que se adaptar para continuar fornecendo os materiais. 

“O objetivo é dar segurança para nossos instrutores, mas também evitar que a produção pare. A gente vem trabalhando forte para ajudar nosso estado no combate à pandemia, com a produção EPIs. Então, a grande importância disso é que, por mais que a gente esteja nesse ‘lockdown’, a gente continue apoiando as pessoas que estão na linha de frente no combate à Covid-19”, destaca José Reinaldo do Nascimento, gestor de Tecnologia e Inovação do SENAI Amapá.
 
Para viabilizar a produção, cinco impressoras 3D foram instaladas na casa de instrutores do SENAI. Uma sexta pessoa também participa, fazendo o corte do acrílico e montando as máscaras, que são do modelo “face shield”. Depois de cinco dias de produção, um carro do SENAI passa nas casas e recolhe as peças.
 
A diretora de operações do SENAI Amapá, Alyne Vieira, explica que o ‘face shield’ ajuda a evitar que profissionais da saúde acabem infectados pelo coronavírus. O equipamento protege médicos e enfermeiros de respingos de fluidos corporais do paciente, como saliva ou sangue.
 
“Essa ação é importante para garantir a proteção dos profissionais de saúde à frente desse atendimento. Temos ciência de que a exposição é grande e, quanto mais eles estiverem protegidos, maior é a garantia da saúde”, aponta Alyne.
 
Até o momento, 120 unidades já foram produzidas e doadas para Unidades Básicas de Saúde de Macapá, hospitais, além de outros órgãos de segurança e saúde. Outros dois mil protetores faciais foram doados para essas instituições em parceria com o SENAI Ceará e do SENAI CIMATEC Bahia.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.