Divulgação
Divulgação

Com baixos estoques de leite materno o Banco de Leite Humano da cidade de Caxias, município do Maranhão, precisa de doações

Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Banco de Leite Humano do município de Caxias está precisando de mais doações de leite materno. Durante os quatro primeiros meses deste ano, a cidade só conseguiu coletar 49 litros para alimentar os bebês prematuros e/ou de baixo peso estão internados em Unidades Neonatais. Um pote de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. Dependendo do peso da criança ou condições clínicas de nascimento, um mililitro já é pode ser suficiente para nutri-lo cada vez em que for alimentado. É isso o que explica o pesquisador brasileiro e presidente da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano, João Aprígio de Almeida.

“A Amamentação é mais do que um ato de nutrição, de afetividade e de proteção. É como, de verdade, a gente começa a construir a um sujeito, a construir um ser humano e prepará-lo para toda a vida. E o leite materno é fundamental para esse processo para além dos nutrientes, das gorduras, das vitaminas, das proteínas. Ou seja, de tudo aquilo que é tão importante para nós humanos crescermos e nos desenvolvermos, o leite materno tem substâncias ímpares dentro dele.”

A doação de leite materno é muito importante para ajudar a salvar a vida desses bebês que nascem prematuros e/ou com baixo peso e não podem ser amamentados por suas mães. E, pensando na possibilidade de ajudar outras crianças a sobreviver, foi o que motivou a Nayra Oliveira a se tornar uma doadora. Ela é mãe do Kallel de apenas dois meses e passou a doar leite materno toda semana.

“Resolvi ser doadora de leite materno porque eu tinha muito leite. Além disso, têm outros bebês que precisam. Isso foi a primeira coisa que veio à minha cabeça.”

O Maranhão possui quatro Bancos de Leite Humano espalhados pelo estado, sendo que em Caxias, o Banco de Leite Humano Dr. Fernando Vieira Chaves fica localizado na Avenida Dr. Walter Brito. Por causa da pandemia do coronavírus, o funcionamento está sendo realizado das 7h às 12h e, depois, das 14h às 19h. É importante que antes de começar a doação, a mãe entre em contato com o Banco de Leite Humano para fazer um cadastro e receber orientações. O contato é por meio do telefone 3521-1297. 

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença". Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.