Créditos: Ítalo Novaes
Créditos: Ítalo Novaes

CAMPO GRANDE (MS): Leite materno oferece imunidade e proteção para bebê, explica especialista

O leite materno tem papel fundamental na vida das crianças e traz benefícios para a vida toda.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O leite materno tem papel fundamental na vida das crianças e traz benefícios para a vida toda.  Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação reduz em 13% por causas evitáveis a mortalidade infantil em crianças de até 5 anos. Os nutrientes do leite são essenciais para o desenvolvimento saudável dos pequenos e previne de infecções, alergias, doenças crônicas e cânceres infantis.  

Quem explica mais sobre a importância do leite materno é a coordenadora do Centro de Referência Estadual para Banco de Leite Humano do Mato Grosso do Sul, Elisabete Kamiya.

“O leite materno é um alimento porque nutre o bebê, porque tem todos os nutrientes que favorecem o melhor crescimento, desenvolvimento cerebral. Também é um, digamos assim, ‘pacotinho de fatores’ que vão trazer imunidade e proteção para essa criança e por toda a sua vida.”

Créditos: Ítalo Novaes

Um estudo publicado em 2016 pela revista The Lancet mostrou que 823 mil mortes de crianças e de 20 mil mães poderiam ter sido evitadas a cada ano em 75 países de baixa e média renda com a ampliação da amamentação.
Por isso, neste ano, a Semana Mundial da Amamentação quer conscientizar pais e familiares sobre o seu papel no apoio à prática do aleitamento materno. 

Quem sabe da importância da amamentação é Magna da Silva Alves, auxiliar de lactário e mãe do Maurício, do Matheus e da Maryana. A moradora de Campo Grande conta que sempre teve o sonho de amamentar e por isso, os três filhos receberam o leite materno. Atualmente, apenas a pequena Maryana, de cinco meses amamenta. Magna conta que sempre teve o apoio da família e dos amigos. 

“É muito importante ter o apoio da nossa família, do pai e de todos em nossa volta para dar esse bem-estar para o bebê. Porque amamentação é vida, é bem-estar, é o vínculo com o seu filho.”    

Para que as gestantes, mães e bebês tenham cada vez mais assistência durante a amamentação, Campo Grande conta com quatro Bancos de Leite Humano. Eles estão localizados na Santa Casa de Campo Grande, no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian, no Hospital Regional do Mato Grosso do Sul e na Maternidade Cândido Mariano. 

A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil. Por isso, incentive todas as mulheres que você conhece a amamentarem os seus filhos. Amamentação. Incentive a família, alimente a vida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/amamentacao. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.