Créditos: Sabrine Cruz
Créditos: Sabrine Cruz

BELO HORIZONTE: Mais postos de saúde irão participar da Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe no estado. O objetivo é evitar a aglomeração

A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte deverá ampliar os postos de saúde, centros comunitários e escolas para evitar a concentração de pessoas na hora de se vacinarem, por conta da Covid-19

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Secretaria de Saúde de Belo Horizonte ampliou os postos de vacinação contra a gripe a Centros Comunitários, escolas e farmácias para evitar a concentração de pessoas por conta da Covid-19.

Na primeira fase da Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe, que vai até o dia 15 de abril, receberão a dose da vacina contra o vírus Influenza, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde.  Todos os postos e saúde da capital mineira estão abertos para receber esse público. 

A vacinação esta acontecendo em postos extras como centros comunitários, escolas e farmácias. Confira a relação de endereços no site da prefeitura prefeitura.pbh.gov.br.

A rede de Drogaria Araújo, vai oferecer postos de vacinação para idosos com 60 anos ou mais. Essa é uma parceria que a prefeitura fez com a rede de farmácias para facilitar o acesso e evitar aglomerações nos centros de saúde. Procure a loja mais próxima de sua casa, em horários alternativos para se imunizar. 

Além disso, a coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde de Belo Horizonte, Gisele Nacur, afirmou que foram contratados 200 profissionais de enfermagem para aplicar a dose aos acamados em domicílio e naqueles que vivem em leito hospitalar. Para isso, os pacientes acamados precisam realizar um cadastro no site da prefeitura, até o dia 9 de maio. Lembrando que esse tipo de vacinação domiciliar é apenas para o público-alvo.

“São vinte e dois anos fazendo esse trabalho a gente pode observar o quanto conseguimos impactar positivamente, seja nas internações quanto nos óbitos. Reduzimos 30% desses casos o que é um dado extremamente positivo. Mostra a eficácia e a importância da vacina.”

Só no município de Belo Horizonte, 406 mil pessoas deverão ser vacinadas. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, que vai até o dia 22 de maio, terá três fases. Sendo duas semanas de intervalo entre uma e outra.Na primeira fase da campanha, que vai até o dia 15 de abril, idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde serão imunizados.

Na segunda fase, que começa no dia 16 de abril, entram membros das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.

Na terceira etapa, a partir do dia 9 de maio, Dia D, serão vacinados os professores, crianças de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, população indígena, pessoas com 55 anos ou mais e pessoas com deficiência.

O Ministério da Saúde orienta que em caso de fila, principalmente os idosos, devem manter distância de pelo menos 2 metros, umas das outras, na hora de vacinar.  Informe-se se na sua cidade haverá uma estratégia de vacinação diferenciada. 

Para mais informações sobre a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, acesse: saude.gov.br/vacinabrasil.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.