Banco de Leite Humano de Sobral precisa de doações de leite materno

Isso porque, no total dos primeiros quatro meses deste ano, a coleta não chegou a 100 litros

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O Banco de Leite Humano do município de Sobral está precisando urgentemente de doações de leite materno. Isso porque, no total dos primeiros quatro meses deste ano, a coleta não chegou a 100 litros. Desta forma, é importante que toda mãe que está amamentando e pode doar, se sensibilize com a causa e doe seu leite ao Bancos de Leite Humano para ajudar as crianças que nasceram prematuras ou com baixo peso e estão internadas nas Unidades Neonatais e não podem ser amamentadas por suas mães. E foi por presenciar essa necessidade de perto que a empresária, Fabiane Pires, se tornou doadora.

“Quando eu tive a minha primeira filha, ela precisou ficar internada e não necessitou de doação, mas eu vi várias crianças que precisaram. Bebês extremamente prematuros, com baixo peso, e me comoveu muito ver que aquelas crianças precisavam de uma simples doação para poder ter uma chance de sobreviver. Isso toca a gente enquanto mãe, ver que enquanto os nossos pequenos tem leite materno de sobra, outros não. Isso nos sensibiliza a querer ajudar.” 

Qualquer quantidade de leite materno doado pode ajudar. Para se ter uma ideia, um mililitro de leite materno já é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, dependendo do peso. O pote não precisa estar cheio para ser levado ao Banco de Leite Humano e ajudar a salvar a vida de um bebê nessas condições. É o que explica a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani.

“Algumas mães acreditam que o leite que produzem não é suficiente para doação. Qualquer quantidade de leite materno é suficiente para doar. Alguns recém nascidos, dependendo das condições de saúde e de nascimento, podem precisar de quantidades tão pequenas como 1 mililitro de leite materno. Outra dificuldade recorrente é a crença que a doação pode gerar falta de leite materno para seu bebê. Isso não é verdade, a produção do alimento depende do esvaziamento da mama, quanto mais a mãe extrair o leite materno ou o bebê sugar, mais ela produzirá.”



A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) possui um Posto de Coleta de Leite Humano vinculado ao Banco de Leite Humano do Hospital Regional Norte (HRN). Esse posto fica localizado na rua Antônio Crisóstomo de Melo. Por causa da pandemia do coronavírus, o funcionamento está sendo realizado das 7h às 17h, mas antes é preciso fazer contato pelo telefone 3112-0400, para verificar a melhor forma de fazer a coleta do leite materno. 

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença". Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.