Créditos: Ítalo Novaes
Créditos: Ítalo Novaes

BAIXADA FLUMINENSE: Aleitamento materno reduz em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos, de acordo com a OMS

A amamentação reduz em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos.

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

O leite materno tem papel fundamental na vida das crianças e ao longo da vida.  Segundo o Ministério da Saúde, a amamentação reduz em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. 

Janine Ginani, coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, fala mais sobre os benefícios da amamentação para a vida da criança.

“Amamentar evita a mortalidade infantil, evita doenças preveníveis que levam a mortalidade infantil, como diarreia, infecção respiratória, tem impactos positivos na redução de alergias. Na vida adulta, é comprovado que a amamentação decresce o risco de desenvolver hipertensão, diabetes tanto tipo 1 quanto tipo 2, diminui as chances de obesidade e é reconhecida como a melhor fonte de nutrição para a criança. O aleitamento materno é recomendado até os dois anos ou mais, sendo de forma exclusiva até os seis meses de vida.”, 

Um estudo publicado em 2016 pela revista The Lancet mostrou que 823 mil mortes de crianças e de 20 mil mães poderiam ter sido evitadas a cada ano em 75 países de baixa e média renda com a ampliação da amamentação.

Por isso, a Semana Mundial da Amamentação tem o objetivo, neste ano, de conscientizar pais e familiares sobre o seu papel no apoio à prática do aleitamento materno. 

Créditos: Ítalo Novaes

Ana Carolina Vianna, de 27 anos, moradora de Nilópolis, na Baixada Fluminense, é mãe do pequeno Gustavo, de um mês. Ela conta que teve dificuldades no começo, mas buscou ajuda profissional para oferecer o melhor alimento para o filho. 

“A amamentação é muito gostosa. É muito bom você ver que consegue produzir o alimento que está fortificando o seu bebê. A conexão que você tem como o seu filho na hora de amamentar é uma coisa que nenhuma outra pessoa consegue dar para ele.” 

A amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da mortalidade infantil. Por isso, incentive todas as mulheres que você conhece a amamentarem os seus filhos. Amamentação. Incentive a família, alimente a vida. Para mais informações, acesse saude.gov.br/amamentacao. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.