Divulgação
Divulgação

ARAGUAÍNA (TO): Banco de Leite Humano da cidade está com baixo estoque

Atualmente, a unidade funciona com um estoque de cerca de 10 litros de leite materno

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Diante da queda de doações de leite materno ocasionada pela pandemia de COVID-19 e do baixo estoque, o Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Dom Orione, em Araguaína (TO), precisou priorizar os a distribuição do leite humano para bebês de até 1,5 kg, internados na Unidade Neonatal. Atualmente, a unidade funciona com um estoque de cerca de 10 litros de leite materno. Por isso, a direção do Banco de Leite Humano faz um apelo às mães que amamentam da cidade e que podem doar, que doem seu leite. . 

O Ministério da Saúde alerta que com os cuidados necessários, tanto da doadora quanto dos Bancos de Leite Humano, é possível manter a rotina de doação durante a pandemia.

O leite materno doado é fundamental para ajudar a salvar a vida de bebês prematuros ou de baixo peso, internados nas Unidades Neonatais, que não podem ser amamentados pelas próprias mães. Janini Selva Ginani, coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, reforça a importância do leite humano para o desenvolvimento dos pequenos. 

“O leite materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Protege de infecções, diarreia e alergias. Diminui a chance da criança desenvolver as chamadas doença crônicas e esses efeitos perduram, até mesmo, na vida adulta. O aleitamento materno é a única ação que isoladamente é capaz de reduzir a mortalidade infantil por causas evitáveis.” 

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite materno. Para doar, basta ser saudável e não tomar medicamento que interfira na amamentação. Além de ser um alimento fundamental para um melhor desenvolvimento da criança, a amamentação traz benefícios para as mulheres. É o que explica Janini Selva Ginani.

“Mulheres que amamentam, consequentemente as que doam o leite materno, também têm benefícios. Estudos demonstram que apresentam menor chance de desenvolver câncer, como o de mama ou de útero. E, também, elas retornam ao peso de antes da gravidez.”

O Banco de leite Humano (BLH) do Hospital Dom Orione fica localizado na Rua Dom Orione, Número 100, no Centro de Araguaína. A unidade funciona todos os dias, inclusive nos feriados, das sete da manhã às sete da noite. Técnicos da unidades realizam a coleta domiciliar de leite materno. Para mais informações, ligue para (63) 3411-8787.  Repetindo: (63) 3411-8787.  

Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença. Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.