Aracaju está com baixos estoques de leite materno e precisa de doações

Isso porque no Banco de Leite Humano Dr. Fernando José Fontes Guedes, as coletas não chegaram a 80 litros nos primeiros quatro meses deste ano

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A doação de leite materno em Aracaju precisa de reforço urgente. Isso porque no Banco de Leite Humano Dr. Fernando José Fontes Guedes, as coletas não chegaram a 80 litros nos primeiros quatro meses deste ano. Essa quantidade de leite materno é insuficiente para atender a demanda de todos os recém-nascidos que estão internados em uma Unidade Neonatal, por nascerem prematuros ou com baixo peso. 

É urgente essa ajuda para aumentar os estoques dos Bancos de Leite Humano, pois o leite materno é o alimento mais seguro e saudável até o seis meses de vida da criança. Os bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados nas Unidades Neonatais nem sempre podem ser amamentadas por suas mães, portanto precisam da doação do leite materno para os Bancos de Leite Humano para que possam se recuperar mais rápido e crescerem com mais saúde. Esse foi o caso da pequena Helena, que nasceu prematura depois que a mãe, Gisele Bortolini, teve complicações na gestação. Durante a internação, Gisele não teve leite suficiente para amamentar sua filha e precisou da ajuda dos Bancos de Leite Humano.

“É muito difícil ser mãe de um bebê que fica na UTI, é uma luta diária pela vida e você aprende a viver o presente, o dia de hoje. Depois de um tempo eu não consegui tirar todo o leite materno que ela precisava, eu continuei ordenhando e o que eu não conseguia tive apoio do Banco de Leite Humano. As mães que doaram leite materno ajudaram a recuperar a Helena em uma fase crucial da vida dela.”

Os bebês que estão internados e não podem ser amamentados pelas próprias mães têm a chance de receber os benefícios do leite materno com a doação, como afirma a coordenadora de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Janini Selva Ginani.

“O leite materno traz inúmeros benefícios para a saúde da criança. Protege de infecções, diarreia e alergias. Diminui a chance da criança desenvolver diabetes tipo 2, colesterol alto, pressão alta e obesidade na vida adulta. Além de ser a única ação que isoladamente é capaz de reduzir a mortalidade infantil em até 13% por causas evitáveis.”

Aracaju possui 1 Banco de Leite Humano na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes e um Posto de Coleta de Leite Humano Dr. Fernando José Fontes Guedes, do Hospital e Maternidade Santa Isabel, localizado na Avenida Simeão Sobral. A unidade está funcionando das 7h da manhã até 18h da tarde, mas antes de se encaminhar para a doação, primeiro é necessário entrar em contato por meio do telefone 3212-4900 ou 3212-4820. 

“Doe leite materno. Nessa corrente pela vida, cada gota faz a diferença". Para mais informações, ligue 136 ou acesse o site saude.gov.br/doacaodeleite. 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.