Anac suspende empresa dona do helicóptero que transportava Ricardo Boechat

Empresa tinha autorização para prestar serviços especializados, mas não para executar o serviço de transporte remunerado de passageiros

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, suspendeu de forma cautelar a RQ Serviços Aéreos Especializados, empresa dona do helicóptero que transportava o jornalista Ricardo Boechat, na última segunda-feira (11). Com isso, a empresa fica proibida de operar.

Segundo a ANAC, o motivo da suspensão se deu por conta de indícios de prática irregular de táxi-aéreo, ou seja, a empresa tinha autorização para prestar serviços especializados, como aerofotografia e aerocinematografia, mas não possuía autorização para executar o serviço de transporte remunerado de passageiros, prática exclusiva de empresas certificadas como táxi-aéreo.

Dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) mostram que o helicóptero estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até maio de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia, até maio de 2019. Isso quer dizer que a aeronave estava em situação regular.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.