Amazonas tem a maior incidência de Covid-19 do país

O estado possui 300 casos do Covid-19 para cada grupo de 1 milhão de habitantes, sendo a maior incidência do vírus no país

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A alta incidência de casos do novo coronavírus no estado do Amazonas têm preocupado autoridades do Ministério da Saúde. O estado possui 300 casos do Covid-19 para cada grupo de 1 milhão de habitantes, sendo a maior incidência do vírus no país. Até o último boletim epidemiológico, o Amazonas possui 1.275 casos e 71 mortes confirmados pelo novo coronavírus. 

Além disso, segundo o secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo Netto, o estado está entre as unidades federativas em que há uma previsão, já nas próximas semanas, da chamada aceleração descontrolada da Covid-19. 

Essa transição deve estar ocorrendo nesses quatro ou cinco estados – Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Amazonas. Eles possivelmente vão passar de fase mais rapidamente, nós estamos preparados para esse aumento de número de casos nas próximas semanas.” 

Outra preocupação das autoridades de saúde é relacionada à população indígena. De acordo com o IBGE, cerca 160 mil indígenas moram no Amazonas. Durante a pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda o menor contato possível entre brancos e indígenas. 

“A recomendação que a gente tem dado é procurar que as pessoas permaneçam nas suas aldeias que não saiam das suas aldeias. Recomendação que pessoas de fora não acessem as aldeias. A comunicação deve ser a possível, diminuindo com isso a transmissão.” 

Para conter os casos do coronavírus, o governo amazonense decretou o fechamento de todo o comércio considerado como não essencial.  Ficam abertos apenas supermercados, padarias, farmácias e açougues. Atém mesmo clínicas, consultórios médicos, odontológicos e veterinários devem permanecer de portas fechadas. 

Idosos com 60 anos ou mais não devem frequentar locais públicos ou ter contato com outras pessoas. A máscara é recomendada para todos, principalmente para quem esta com sintomas de gripe e deve ser combinada com a limpeza frequente das mãos, descartada depois do uso e as mãos lavadas em seguida.

Se tiver qualquer sintoma de gripe, fique em isolamento domiciliar  por 14 dias e só procure um hospital de referência se estiver com falta de ar. No isolamento é importante manter distância mínima de um metro das outras pessoas, janelas abertas para circulação do ar, porta fechada e limpar a maçaneta frequentemente com álcool 70% ou água sanitária. Siga as orientações do Ministério da Saúde para o isolamento.   

Para mais informações, acesse: saude.gov.br/coronavírus.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.