Foto: arquivo pessoal
Foto: arquivo pessoal

Alunos do SESI Luiz Latorre, de Jundiaí (SP), são campeões de torneio nacional de robótica

De 84 grupos, a equipe Jedi’s foi a campeã da etapa nacional e conseguiu o passaporte para a etapa mundial, em Houston

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

A dedicação de oito alunos da Escola SESI Luiz Latorre, de Jundiaí (SP), foi recompensada com o primeiro lugar no Torneio de Robótica organizado pelo SESI, em parceria com a fabricante de brinquedos LEGO, realizado no fim de semana, no Rio de Janeiro. De 84 grupos, a equipe “Jedi’s” foi a campeã da etapa nacional. Com isso, conseguiu o passaporte para a etapa mundial, no World Festival, considerado a Copa do Mundo da Robótica. O campeonato vai ocorrer entre os dias 17 e 20 de abril próximo, na cidade de Houston, nos Estados Unidos.

O Torneio de Robótica FIRST® LEGO® é um programa internacional de exploração científica, projetado para fazer com que crianças e jovens de nove a 16 anos se entusiasmem com ciência e tecnologia e adquiram habilidades de trabalho e de vida. Propõe que estudantes sejam apresentados ao mundo da ciência e da tecnologia de forma divertida, por meio da construção e programação de robôs feitos inteiramente com peças da tecnologia LEGO. 

A cada ano, o torneio tem um tema central. Em 2019, a temática foi “Into Orbit”. Os participantes tiveram que trabalhar em cima de soluções para as problemáticas que envolvem o espaço e desenvolver facilitadores para a vida dos astronautas. A equipe “Jedi’s” desenvolveu uma calça que emite impulsos, com o objetivo de reduzir a perda de massa muscular e de densidade óssea durante as missões no espaço. Além de apresentar o trabalho de pesquisa, os alunos foram avaliados ainda em programação e trabalho em equipe.

Para uma das mentoras do grupo, Júlia Leite Batista, 16 anos, um dos grandes desafios foi, justamente, a apresentação do robô. Dentro do torneio, os juízes avaliam o desempenho das equipes em cerca de 19 missões. Uma delas é o funcionamento de um robô, todo programado com as peças de LEGO. O robô precisa ser autônomo e executar uma tarefa, em 30 segundos. Mesmo com algumas variações dentro da apresentação, os “Jedi’s” concluíram perfeitamente a missão. “A gente estava treinando para isso. Nossa meta era o primeiro lugar. A gente foi com essa intenção. Na hora, sempre dá um nervoso. Foi um pouco de surpresa, mas estávamos treinando para isso e nosso esforço foi válido”, avalia Júlia.

Ao lado dela, outras cinco meninas e dois meninos subiram ao pódio. Agora, a expectativa é trabalhar o inglês e aprimorar ainda mais as habilidades para enfrentar a etapa em Houston. “Estamos muito animados e ansiosos para a próxima etapa, principalmente, porque é um outro país, uma nova cultura”, afirma Julia. “Vamos ter que usar uma outra língua, o inglês;  tudo que fizemos até agora terá que ser traduzido para o inglês. Vamos ter que trabalhar muito duro também porque o estilo do torneio é diferente, mas estamos muito animados para conhecer coisas novas. Acho que essa parte pode influenciar no nosso futuro”, ressalta.

O resultado dos estudantes de Jundiaí vem depois do vice-campeonato brasileiro e do 3º lugar no World Festival dos Estados Unidos, em 2018. A evolução, segundo o técnico da equipe, Clayton Rafael Ribeiro, foi à base de muita empenho e foco por parte dos alunos. “Os alunos estavam muito focados, muito dedicados, apresentaram muito bem. Todos os juízes adoraram eles. Eles [os alunos] têm muita propriedade no que estão falando. Então, explicaram, embasaram [suas falas] em especialistas, artigos, livros. Então, [os juízes] gostaram muito e para a gente foi sensacional”, afirma o técnico.

Na missão robô, os alunos ficaram em terceiro lugar durante o torneio. Essa foi uma marca importante para São Paulo e para o Brasil. “A gente ficou muito feliz. [Os alunos] se dedicaram muito e isso mostra o foco deles durante o torneio, a vontade de estar lá, de fazer melhor e mostra que estamos no caminho certo, não só o SESI de Jundiaí, mas sim o Brasil, porque a gente também está trazendo bons resultados de fora”, pondera Clayton.

Ciência e tecnologia nas escolas

Desde 2006, o SESI investe na inserção da robótica educacional nas salas de aula. Atualmente, todas as suas 505 escolas pelo Brasil contam com o programa no currículo. Até o ano passado, o SESI realizava anualmente apenas o Torneio de Robótica FIRST LEGO, criado em 1998 pela FIRST, uma organização não governamental, em parceria com o Grupo LEGO. O SESI é a instituição responsável pela organização do torneio (etapas regionais e nacional) no Brasil desde 2013.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.