Divulgação
Divulgação

É elevado o número de pacientes infectados por sífilis em Tocantins

Segundo dados do Ministério da Saúde, Tocantins ocupa o quarto lugar na lista de estados com maior número de mortes causadas pela Aids no Brasil

SalvarSalvar imagemTextoTexto para rádio

Em Tocantins, foram registradas 2.706 notificações de Infecções Sexualmente Transmissíveis, ISTs, até o fim de outubro do ano passado. Desse total, somente para sífilis foram 1.932 notificações, 254 para HIV e 50 registros de Aids no estado. De acordo com a Secretaria de Saúde de Tocantins, a quantidade alta de casos de sífilis em 2019 se deu pela maior disponibilidade de recursos para a identificação de pacientes infectados. 

As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio de contato sexual sem o uso de preservativo, ou de mãe para filho – durante a gestação, parto ou amamentação. O intérprete de língua brasileira de sinais Marcos Verde tem 23 anos. Morador de Colinas descobriu que estava com HIV há quatro anos. 

Na época, ao acompanhar um amigo que tinha a doença a uma unidade de saúde, aproveitou a oportunidade para fazer o exame, que confirmou a doença. Assim que o HIV foi diagnosticado, o intérprete se preocupou em iniciar rapidamente o tratamento.
 
“Eu acho que essa questão do saber é sempre importante, porque mesmo que seu organismo seja mais resistente, que o vírus demore mais a se desenvolver no seu corpo, se ele é tratado é melhor, porque se ele não é tratado você fica exposto a qualquer outro problema que possa vir a ser mais agravante no futuro. Busque informação, a prevenção vem através da informação. Vá na unidade de saúde porque ela tem a obrigação de ceder medicamento para quem teve uma exposição, tem a camisinha que também é oferecida pela unidade de saúde.”

Segundo dados do Ministério da Saúde, Tocantins ocupa o quarto lugar na lista de estados com maior número de mortes causadas pela Aids no Brasil. Entre 2008 e 2018, o aumento de óbitos por conta dessa doença foi de 32%.

O estado possui cinco Serviços de Assistência Especializada, que ficam nos municípios de Araguaína, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional – e oferece opções de diagnóstico das ISTs. Para o assessor técnico de prevenção às ISTs da Secretaria de Saúde de Tocantins, Márcio Tales, a prevenção é o melhor caminho para evitar as Infecções Sexualmente Transmissíveis.
 
“A prevenção é diminuir o número de parceiros, manter a qualidade dos parceiros fixos, uso de preservativos em toda a ocasião, sempre os preservativos estão aí, o acesso é universal, não precisa se identificar, os preservativos estão à disposição de toda a população na quantidade que você necessita. Na dúvida, se você acha que se expôs, não sabe a sua sorologia, procure uma unidade básica de saúde e peça para fazer o teste rápido.”
 
Sem camisinha, você assume o risco. Use camisinha e se proteja dessas ISTs e de outras, como HIV e Hepatites. Para mais informações, acesse: saude.gov.br/ist. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.